Indicação N°217/2018
INDICAÇÃO Nº 217 / 2018

Senhor Presidente:
Senhores Vereadores:


Solicitando ao Executivo Municipal, no sentido de que Sua Excelência estude junto ao departamento competente da municipalidade, a possibilidade de promover a implantação do Programa Municipal de Saúde do Homem, no município de Cajamar.


J U S T I F I C A T I V A


Justifico o pedido em questão, tendo em vista que a maioria dos Homens que buscam atendimento de saúde, já o procuram quando sua condição está a nível secundário, ou seja, necessitando de especialistas, pois já estão com morbidades instaladas. Considerando de grande importância que sejam dadas orientações a essa população, para que busque atendimento a nível primário, evitando assim transtornos à qualidade de vida. Haja vista que é necessária uma política voltada para a saúde do homem, para desmistificar o estereótipo de masculinidade que compromete o acesso aos serviços de saúde e a adesão ao tratamento, sobretudo devido à crença na invulnerabilidade do homem. Sendo assim diminuiria os agravos à saúde masculina e melhorar a qualidade de vida desta população, vem sendo notado à necessidade de qualificar a atenção integral à saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado que resguardem a integralidade da atenção. Considerando que conforme dados do Ministério da Saúde, em 2007 enquanto as mulheres somaram 16 milhões de consultas ao ginecologista, as consultas com os urologistas somaram dois milhões, entre homens, mulheres e adolescentes, o que nos leva a perceber o quanto é menor a procura do público masculino a esse especialista. Considerando que em função das doenças crônicas como, diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, tumores malignos e benignos, infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, enfisema pulmonar etc., a diferença dos números de atendimento ao serviço de saúde entre homens e mulheres é alarmante. Considerando que são somados agravantes como o tabagismo, alcoolismo, ingestão de alimentação baseada em gorduras trans e carnes, vida sedentária, violência, DST, que
acometem de maneira mais geral a população masculina. Considerando que a atenção integral a saúde do homem perpassa por um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção. Considerando que as atividades visam ampliar à percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde e a saúde de sua família, de modo a sensibilizá-los para a responsabilidade de cuidar-se de si e dos que estão ao seu redor, favorecendo o acesso dos homens às informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que os atingem, incentivando-os a conduzir a vida sem violência, estimulando-os a paternidade responsável e ao sexo seguro.



Plenário Waldomiro dos Santos, 20 de abril de 2018




MARCELO DO GÁZ
Vereador







        




Este documento foi disponibilizado no site em 8 de Maio de 2018 às 15:49
Endereço: Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, 555 - Centro, Cajamar / São Paulo - CEP 07752-000
Telefones: (11) 4446 6148 / (11) 4446 6844 / (11) 4446 6054 / (11) 4446 6866
Aberto: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h | Protocolo e Atendimento: das 12h às 18h
E-mail: contato@camaracajamar.sp.gov.br


© 2018 CMDC - Todos os Direitos Reservados ®