Cajamar, - Seja bem vindo!
Portal Oficial do
Poder Legislativo da Cidade de Cajamar

Indicação N°320/2017

INDICAÇÃO N° 320 / 2017

Senhor Presidente:
Senhores Vereadores:

Solicitando a Exma. Prefeita Municipal Srª Ana Paula Polotto Ribas de Andrade, no sentido de que sua Excelência, estude junto ao Departamento competente da municipalidade, a possibilidade de doar a obra que está parada do novo Hospital de Cajamar, que fica localizada ao lado da Vila União, no Distrito de Jordanésia, essa obra seria doada para o AME – Ambulatório Medico de Especialidades, que atende os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

JUSTIFICATIVA

Justifico a presente indicação, pois com essa doação o AME terminaria as obras, tornando assim um Ambulatório Medico de Especialidades, hoje o que temos do hospital é apenas uma carcaça de concreto que virou um deposito de entulhos e abrigo aos usuários de drogas, fora o risco para a saúde de todos os cidadãos que moram próximo a essa obra. Abaixo segue mais informação sobre o AME :

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Devem proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados, em regime de consultas.

São direcionados para a oferta de serviços de consulta especializada, a indicação de exames de apoio diagnóstico e orientação de tratamento, dentro de um contato único dos doentes com o centro, sempre que possível. Prevê-se, ainda, que possam resolver a maior parte das consultas em um único deslocamento do doente, dentro dos processos clínicos prioritários previamente definidos e incluídos em suas carteiras de serviços.

A carteira básica geral de serviços dos AMEs é composta de:
• Serviços de consulta de atendimento especializado de suporte a rede básica de saúde;
• Serviços de suporte diagnóstico para os pacientes atendidos, sempre coerentes com a estrutura de oferta definida e com a incorporação de sistemas eletrônicos;
• Serviço de diagnóstico por imagem;
• Serviço de análises clínicas;
• Serviço de métodos diagnósticos de especialidades (incluindo endoscopias e métodos gráficos);
• Serviço de documentação e atendimento ao usuário;
• Linhas de cuidado de alta resolutividade, definidas para cada especialidade e contempladas segundo processos clínicos ou problemas de saúde mais relevantes/ prevalentes na região;
• Cirurgia Ambulatorial, em regime de hospital dia ou não, com ou sem anestesia.

Plenário Ver Waldomiro dos Santos - 03 de maio de 2017


FELICIANO JOÃO DE OLIVEIRA NETO
Vereador



        




Este documento foi disponibilizado no site em 17 de Maio de 2017 às 15h:49m

Câmara Municipal de Cajamar

Avenida Professor Walter Ribas, 555 - Centro, Cajamar / São Paulo
Fale Conosco: (11) 4446 6148 / (11) 4446 6844 / (11) 4446 6054 / (11) 4446 6866
Atendimento ao Público das 12h00 às 18h00
Endereço de E-mail: CMDC@TERRA.COM.BR