Cajamar, - Seja bem vindo!
Portal Oficial do
Poder Legislativo da Cidade de Cajamar

Projeto de Lei N°39/2010

PROJETO DE LEI Nº 39/2010 DE 30 DE AGOSTO DE 2010.



“DISPÕE SOBRE A DENOMINAÇÃO DO GINÁSIO POLI-ESPORTIVO MUNICIPAL, LOCALIZADO NO PARQUE PARAÍSO, DISTRITO DO POLVILHO”



Art. 1º. Fica denominado de “GINÁSIO POLI-ESPORTIVO PAULO OLAVO DOS SANTOS”, o complexo esportivo localizado na Av. Bento da Silva Bueno, no Parque Paraíso, no Distrito do Polvilho.

Art. 2º. A biografia que ora segue anexa, fica fazendo parte integrante da presente lei.

Art. 3º. As despesas com a execução da aplicação desta lei correrão por conta de verbas próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.

Art. 4º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º. Revogam-se as disposições em contrário.


Cajamar, 30 de agosto de 2010.




CLAUDINEI LÚCIO RODRIGES
Vereador











ANEXO

DADOS BIOGRÁFICOS DE

“PAULO OLAVO DOS SANTOS’



Nasceu em Sapeaçú estado da Bahia no dia 29 de Julho de 1938, filho de Manoel Olavo dos Santos e de Maria Teodora da Conceição.
Jovem e cheio de sonhos casou aos 18 anos de idade com Leonidia Olavo dos Santos e decidiu junto com a esposa a vir para São Paulo morar, trabalhar e construir uma família. Sua primeira residência em São Paulo foi na Vila dos Remédios aonde começou a trabalhar como balanceiro.
Em 1964 nasce sua primeira filha Maria do Carmo dos Santos, logo viria Maria Conceição dos Santos, Maria Anunciação dos Santos, Manoel Olavo dos Santos e Maria das Graças dos Santos.
No ano de 1970 através de muita luta, consegue comprar seu terreno no lote três quadra Q atual Rua Fernando Prestes nº. 03 no Jardim Paraíso neste município. Com muito luta e economia construiu sua casa trazendo a família.
Aqui nasceu mais uma filha a cajamarense Maria Teodoro dos Santos. Nesse mesmo período trouxe da Bahia sua irmã Benita Olavo dos Santos com o esposo Herculano Teles do Nascimento juntamente com seus seis sobrinhos para morar junto na nova residência.
Paulo Olavo dos Santos no bairro ficou conhecido popularmente como Paulo Preto devido à cor negra na qual tinha orgulho de dizer: sou um preto trabalhador.
Em janeiro de 1977 morre seu cunhado Herculano Teles do Nascimento. Em janeiro do ano seguinte a família sofre e muito com o falecimento daquela que era braço direito, esposa, mãe e sempre fiel companheira dona Leonidia Olavo dos Santos. A situação agravou-se mais ainda quando no ano de 1980 sua irmã Benita Olavo dos Santos que também vem a falecer deixando os sobrinhos sob sua responsabilidade.
A vida se tornara difícil com a perca da esposa e da irmã. As dificuldades para criar os filhos e sobrinhos aumentaram, além de trabalhar dobrado agora tinha que dar conta da alimentação e educação de todos. Foi então que no ano de 1981 casou-se com Maria Carvalho de Jesus Santos com quem viveu mais 15 anos e dessa relação nasceu sua filha caçula Keli Regina de Jesus.
Foi funcionário da Prefeitura de Cajamar e quando se aposentou montou seu próprio comércio num salão construído no seu imóvel. Com o bairro em crescimento passou a ser uma das pessoas mais influente e procurada, seu caráter era imprescindível, tornou-se um homem muito respeitado.
Paulo sempre atento ao crescimento do bairro junto com amigos fazia parte da Associação dos Moradores e por vários anos através da Igreja Católica presidiu a Associação de Alcoólatras Anônimos. Sempre Incentivou os jovens do bairro a praticar esportes colaborando com os times de futebol.
Atuante na participação dos movimentos políticos de Cajamar participou da inauguração do Viaduto da Anhangüera no km 29. Foi então que no ano 1992 há pedidos de amigos e moradores do bairro se candidatou ao cargo de vereador ficando como suplente.
No ano de 1996 novamente veio a ficar viúvo. Sua segunda esposa, Maria de Carvalho de Jesus Santos veio a falecer. A garra e amor pela família fizeram com que superasse mais essa fase difícil da vida. A família aumentara com a chegada de cinco genros e uma nora de onde vieram seus doze netos.
No dia 01 de Julho de 2001 aos 63 anos veio a falecer por parada cardíaca deixando muitas saudades aos familiares e amigos.
Suas filhas conhecida popularmente como “As Marias” fazem parte de movimentos sociais em prol da comunidade, dando continuidade ao sonho do pai por uma sociedade mais justa e igual, lutando para garantir direitos a quem mais precisa.
























JUSTIFICATIVA



Tem a presente por finalidade encaminhar a Vossa Excelência e aos nobres Edis, para a apreciação dessa Egrégia Câmara, o incluso Projeto de Lei, cujo teor versa sobre: "Dispõe sobre denominação do Ginásio Poli-Esporlivo Municipal, localizado na Avenida Bento da Silva Bueno, no Parque Paraíso, Distrito do Polvilho, Cajamar/SP, e dá outras providências".
E em falando do povo Cajamarense, é que, homenageamos postumamente o senhor "PAULO OLAVO DOS SANTOS", carinhosamente apelidado e conhecido pelos amigos como "PAULO PRETO", pessoa simples e que com muita garra e disposição participou de forma efetiva na comunidade do Polvilho, mas precisamente no Parque Paraíso, onde sempre se destacou pelo seu carisma e liderança, criando um vínculo com toda comunidade cajamarense, quê o admirava pelo seu jeito alegre e educado.
O Ginásio Poli-Esportivo Municipal do Parque Paraíso, que encontra-se em fase de conclusão, é um dos marcos principais dessa Administração, voltada sempre para o bem estar do povo cajamarense.
Ressalte-se que o ex-servidor "PAULO PRETO", assim como esta Administração, sempre sonhou com um Ginásio para seu Bairro – Paraíso, o que estamos em vias de concretizar.
Assim, para perpetualizar essa memória e para que sua efêmera passagem por esta vida e por estes momentos de Cajamar fiquem gravados, é que lhe homenageamos dando ao complexo esportivo, localizado nesta cidade, na Avenida Bento da Silva Bueno, Parque Paraíso, Estado de São Paulo, a denominação de "GINÁSIO POLI-ESPORTIVO PAULO OLAVO DOS SANTOS".
Ademais, a biografia que segue anexa ao Projeto de Lei em Comento, traz toda a trajetória do ilustre homenageado.
Na certeza de poder contar com a costumeira atenção dos nobres Pares, subscrevo, reiterando, no ensejo, meus protestos de elevada estima e distinta consideração.




CLAUDINEI LÚCIO RODRIGUES
VEREADOR





        




Este documento foi disponibilizado no site em 23 de Setembro de 2010 às 09h:46m

Câmara Municipal de Cajamar

Avenida Professor Walter Ribas, 555 - Centro, Cajamar / São Paulo
Fale Conosco: (11) 4446 6148 / (11) 4446 6844 / (11) 4446 6054 / (11) 4446 6866
Atendimento ao Público das 12h00 às 18h00