Cajamar, - Seja bem vindo!
Portal Oficial do
Poder Legislativo da Cidade de Cajamar

O Brasão de Cajamar

Escudo Sanítico, em campo de prata uma cruz do cristo, acontonada de 04 araçás de sinople manchados de sable; chefe de blau carregado de duas estrelas de ouro coroa mural de prata de quatro torres fenestradas de sable, ladeando o escudo, como suportes, dois ramos de araçazeiros floridos e frutados, de sua cor-listel de golpes com a legenda JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR, de prata. A forma sanítica do escudo é a forma tradicional dos brasões brasileiros de domínio. O campo de prata representa a lealdade e a lisura dos habitantes de Cajamar. A cruz da ordem de Cristo, de goles (vermelhos) vazia de prata, é o símbolo dos portugueses colonizados, dos bandeirantes paulistas que arvoraram em suas bandeiras essa mesma cruz, por tal razão tomada por símbolo no brasão de domínio do Município de São Paulo, a cujo território pertenceu Cajamar.



Os quatros araçás de sinople (verde) manchado de sable (preto) acantonados, outrora abundante em araçás e símbolo parlante da toponímia Municipal, cai-a-mar. Cai, manchado tostado; a, fruto, mar, colorido pintado.

O araçá é fruto com essas características. O chefe do blau (azul) representa o idealismo do povo de Cajamar e a cor campo do brasão de domínio do Município de Parnaíba e cujo território pertenceu a Cajamar.

As duas estrelas de ouro representam as duas soberanias a Estadual e a Federal, sendo que a Estadual é seu próprio timbre e a Federal, o seu ornamento exterior.

A coroa mural de prata, de quatro torres, é o símbolo da soberania Municipal, com suporte dos ramos de araçazeiros floridos e frutados de sua cor.

Listel de goles, com a legenda de prata JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR (conserva-se-à com fé e justiça).


Câmara Municipal de Cajamar

Avenida Professor Walter Ribas, 555 - Centro, Cajamar / São Paulo
Fale Conosco: (11) 4446 6148 / (11) 4446 6844 / (11) 4446 6054 / (11) 4446 6866
Atendimento ao Público das 12h00 às 18h00
Endereço de E-mail: CMDC@TERRA.COM.BR