Brasão e Bandeira

  • Home Brasão e Bandeira


Faça o Download do Brasão
Clique Aqui




Bandeira de Cajamar

JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR

Escudo Sanítico, em campo de prata uma cruz do cristo, acontonada de 04 araçás de sinople manchados de sable; chefe de blau carregado de duas estrelas de ouro coroa mural de prata de quatro torres fenestradas de sable, ladeando o escudo, como suportes, dois ramos de araçazeiros floridos e frutados, de sua cor-listel de golpes com a legenda JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR, de prata. A forma sanítica do escudo é a forma tradicional dos brasões brasileiros de domínio. O campo de prata representa a lealdade e a lisura dos habitantes de Cajamar. A cruz da ordem de Cristo, de goles (vermelhos) vazia de prata, é o símbolo dos portugueses colonizados, dos bandeirantes paulistas que arvoraram em suas bandeiras essa mesma cruz, por tal razão tomada por símbolo no brasão de domínio do Município de São Paulo, a cujo território pertenceu Cajamar.

Os quatros araçás de sinople (verde) manchado de sable (preto) acantonados, outrora abundante em araçás e símbolo parlante da toponímia Municipal, cai-a-mar. Cai, manchado tostado; a, fruto, mar, colorido pintado.

O araçá é fruto com essas características. O chefe do blau (azul) representa o idealismo do povo de Cajamar e a cor campo do brasão de domínio do Município de Parnaíba e cujo território pertenceu a Cajamar.

As duas estrelas de ouro representam as duas soberanias a Estadual e a Federal, sendo que a Estadual é seu próprio timbre e a Federal, o seu ornamento exterior.

A coroa mural de prata, de quatro torres, é o símbolo da soberania Municipal, com suporte dos ramos de araçazeiros floridos e frutados de sua cor.

Listel de goles, com a legenda de prata JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR (conserva-se-à com fé e justiça).

Bandeira de Cajamar

A Bandeira do município de Cajamar tem as oitava de branco, com o retângulo central da mesma cor, onde se aplica o brasão, e de onde partem oito faixas vermelhas e carregadas de sobre-faixa azul, que servem de separação das oitavas. As faixas são dispostas duas a duas, sendo verticais, horizontais, em banda e em barra.

Para a confecção da Bandeira são necessários os seguintes módulos: altura, nove módulos; comprimento, treze módulos, seguindo-se as proporções do desenho ao lado.